Ad Code

Responsive Advertisement

Fase 3: FM 2012


Em 2013, já com meu parceiro de partidas em Portugal, tentamos usar o FM 2012 para disputa em rede da Premiere League, e chegamos a disputar 2 temporadas completas.

Para iniciar o jogo, escolhemos os dois times de Manchester, eu ficando com o United e ele com o City, e draftamos três jogadores cada (um de defesa, um de meio e um de ataque) para reforçarmos nossos plantéis.

O "Episódio Puyol"


Como a regra do draft exigia que cada time só tivesse um jogador puxado à força para atuar em Manchester - para evitar que os melhores times da base de dados fossem sumariamente "saqueados" e, deste modo, perdessem totalmente a competitividade - então era necessário pensar bem em cada escolha, sabendo que ela inviabilizaria os demais nomes daquele elenco.

Sorteado para draftar o primeiro jogador, optei por já ir direto proteger o Barcelona, e evitar as saídas de diversos craques, incluindo Messi. Assim, escolhi Puyol para meu time, para não tirar nenhum craque consagrado dos blaugrana e manter a base do time como um antagonista de peso na Champions, o que se tornou um escândalo atemporal lembrado até hoje como a escolha mais controversa da história dos drafts dos manager games em que estive envolvido.

O caso foi tão marcante que não consigo lembrar de absolutamente mais nenhum dos jogadores envolvidos naquele draft.

Temporada 2011/2012


Na primeira temporada disputada, o título inglês não foi alcançado por nenhum dos dois times, com o United terminando em terceiro e o City em quarto. Porém, os dois decidiram a Supercopa Inglesa (título do City nos pênaltis) e cada um ganhou uma das copas domésticas (o City venceu a Copa da Liga e o United a Copa da Inglaterra).


Nas copas européias, os dois times de Manchester caíram em fases do mata-mata da Champions: o City nas Oitavas e o United nas Quartas.

Temporada 2012/2013


A segunda e última temporada disputada no FM 2012 foi excelente para o United, e bem frustrante para o City.

Enquanto o clube do Old Trafford faturou a Premiere League, a Copa da Inglaterra novamente (eliminando o rival nas Quartas) e a Supercopa inglesa, e ainda foi vice na Copa da Liga, o City amargou um ano sem títulos e o melhor resultado azul foi o vice na Premiere League, mas bem abaixo do United.


Além do aproveitamento récorde de 86,84%, o United ainda teve em Rooney o artilheiro da competição, e ficou 14 pontos à frente do rival.

Nas copas européias, os dois times melhoraram, mas ainda não conseguiram uma final e tampouco um título, com o City caindo nas Quartas e o United na semi da Champions.

Confrontos


O derby de Manchester teve 8 jogos disputados naquelas duas temporadas, com 4 vitórias do United, 2 do City e 2 empates. Os dois clubes decidiram uma vez a Supercopa inglesa e fizeram um jogo de mata-mata na Copa da Liga.

Ranking


Computando os títulos do período, ficou assim o ranking dos principais times ingleses durante as duas temporadas disputadas com o FM 2012, com o United em primeiro, o Chelsea em segundo e o City em terceiro.